4.15.2018

Processo e desapego

Essa semana resolvi finalizar uma fan art de Tomb Raider que estava parada há algumas semanas no meu drive. Eu adoro a franquia e, depois de fechar o último game, senti vontade de criar algo que explorasse aquele universo e servisse de homenagem à personagem. O resultado foi esse aqui:

 

Confesso que passei mais tempo que gostaria nessa ilustra, por motivos que vão além da procastinação rotineira. Além da falta de foco que sempre me pega em trabalhos mais longos, parei e refiz muitas coisas nesse processo que me deram algumas dores de cabeça. Acertar a iluminação nos planos do rosto, pensar na perspectiva correta do cenário ao fundo, corrigir a densidade e o volume dos objetos, trabalhar os valores e contrastes corretamente - tudo isso contribui para que o trabalho final fique bacana, mas podem te tirar o foco facilmente e arrastar o processo infinitamente, até você perder a vontade ou o motivo inicial de ter começado aquela ilustra.

Dizem que Leonardo Da Vinci afirmou certa vez que ele não finalizava suas pinturas, apenas as abandonava. Isso é a mais pura verdade para nós, artistas. Nunca nos damos por satisfeitos, sempre existe algo a ser corrigido. Porém, muitas vezes é melhor "abandonar" um trabalho e partir para outros do que polir eternamente uma coisa só. E foi o que eu decidi fazer com essa fan art. Muitas coisas faltam ser corrigidas, mas em comparação aos meus trabalhos passados, sinto que evoluí um pouquinho mais. E vou seguindo no aprendizado.

Abaixo estão algumas etapas do processo que segui nesse ilustra. É possível ver que mudei bastante coisas da ideia inicial, que começou por thumbnails, estudos de contraste e valores, até a aplicação das cores e finalização.